Os análogos tópicos da vitamina D fazem parte do tratamento para a psoríase, mas o efeito da suplementação oral não foi estabelecido.
Diante desse tópico, um artigo elaborado por Jenssen M. et al. (JAMA Dermatology, março 2023), investigou se a suplementação de vitamina D reduz a gravidade da psoríase durante o inverno.
O ensaio clínico randomizado, duplo-cego, controlado por placebo e com dois grupos paralelos foi realizado em duas estações de inverno (2017 a 2018 e 2018 a 2019). Cada participante foi acompanhado por 4 meses.
Dos 122 participantes, portadores de psoríase em placas, 120 completaram o estudo e não houve efeito mensurável na gravidade da doença no grupo que recebeu vitamina D de 20.000 UI por semana (grupo de intervenção).
Os níveis de 25-hidroxivitamina D neste grupo aumentaram para um grau menor do que o esperado, tendo como base dados experimentais anteriores na mesma população de origem.
De acordo com os autores, os resultados mostraram que a suplementação de vitamina D não afetou a gravidade da psoríase.
Escores de gravidade de linha de base baixos podem explicar a falta de efeito mensurável. Os níveis de 25(OH)D no grupo de intervenção aumentaram abaixo do esperado com base em dados experimentais anteriores da mesma população de origem, e isso pode ter afetado os resultados.